Avançar para o conteúdo principal

Vacinas de inteligência

bom, hoje cheguei à conclusão mais importante da minha vida: Devia haver uma vacina de inteligência que fosse administrada logo à nascença. Já imaginaram? todas as pessoas serem inteligentes, não haver cromos, não haver cegueira (daquela cegueira que Saramago fala), não haver trolhas tal como os conhecemos, não haver estúpidos...

 Enfim, não iria encontrar gente a dizer que as culturas islãmicas não são cultura nem são nada (quando, como é óbvio, é mais do que sabido que se trata de uma questão cultural). Não ia encontrar gente a dizer que é uma aberração as vacas, por serem sagradas, andarem a passear pelas ruas da Índia porque há pessoas a passar fome (quando em Portugal também há pessoas a passar fome e os cães e os gatos lá andam pelas ruas. Como é obvio, também é uma questão cultural). 

Não ia encontrar gente materialista. Não ia viver no mesmo mundo que os patrões egoístas que conseguem lucros loucos e pagam menos do que o ordenado mínimo aos seus trabalhadores. Não ia viver num mundo onde estou  tirar um curso para vir a fazer um estágio não remunerado a servir cafés para depois ir para o desemprego com um canudo para esconder no currículo. Não ia viver no mundo dos "espertos" que vivem à conta do rendimento mínimo por não querem trabalhar e porque não querem aceitar qualquer emprego e depois reclamam com os emigrantes que aceitam os trabalhos que eles não querem e dizem que os estrangeiros lhes roubam o emprego. Não ia viver num mundo onde ser político é, quase sempre, sinónimo de corrupto. 

Era tão bom uma vacina de inteligência.

Comentários

  1. Eu sei! A mulher tem que ficar sempre com o papel da loira burra e da boneca sexual de propaganda... Se repararmos bem são mais mulheres que homens a fazer propaganda com o corpo ou a vende-lo.

    ResponderEliminar
  2. Nem todas as loiras são burras nem bonecas sexuais de propaganda, por mais que as queiram fazer passar por isso. A minha companheira atual, diria assim, é loira e não tem nada de burra. Segundo ela, esse mito foi propagandeado pelas outras mulheres, por pura inveja e acho que ela tem uma certa razão. Quanto à questão de boneca sexual isso varia de cada um, há quem prefira morenas, há quem prefira asiáticas, etc e gostos não se discutem. Também podem arranjar bonecos sexuais, porque também os há e assim rapidamente se chega à igualdade. Confesso que esse termo "boneco/a sexual" nem deveria ser usado porque é grosseiro.

    Se há mais mulheres a fazer propaganda do corpo é porque na realidade têm melhor corpo que os homens para isso, é uma vantagem feminina e é algo biológico, quanto a isso também não há nada a fazer. Se é excessivo, depende do preconceito com que cada um vê isso e eu não tenho preconceitos nessa questão. Quem tem pode sempre mudar de canal.

    Boneca: Concordo em absoluto com essa vacina para a inteligência, especialmente para a inteligência política. Infelizmente não há essa vacina é vê-se políticas erradas feitas por politicos ignorantes e depois o povo é que paga. Assiste-se a espectáculos políticos tristes tanto na tv, como na rádio, nas conversas de café e até nas ruas.

    Anseio por essa vacina e até me voluntario para administra-la a pessoas cujo diagnóstico aponto que necessitam. Seria uma campanha de vacinação.. cirúrgica :)

    Quanto ao concerto acho bem e vou me inscrever atempadamente. Também quero ver System of a Down cá este ano, de preferência em Lisboa, porque acho que esse Marés Vivas é no Porto e isso obrigaria muitos fãs terem de andar muito e a gasosa está cara e o preço dos transportes também.

    ResponderEliminar
  3. não percebi muito bem a primeira parte. não sei se foste ver o post da Victória Esseker. se não foste devias ter ido. ias perceber o que ela está a dizer. Eu e ela falavamos de "loiras burras" como sendo esse esteriótipo ridículo que foi criado mas que, por incível que pareça, muitas loiras o respeitam. Mas também há morenas e ruivas e etc que o respeitam. A miuda histérica que só quer agradar ao rapaz, fútil e despreocupada com o resto do mundo que só pensa em comprar, roupa, sapatos e que é notóriamente oferecida. tenho disso na minha turma e não são loiras. Mas vê o post dela e vais entender.

    sobre a "boneca sexual". bom, se ligares um bocadinho a mtv ou a mcm só vês mulheres semi-nuas a abanarem-se. estão a abanar-se para quem? para o espelho? para as homo/bissexuais? Sabes bem que não. Fazem-no para os homens e comandadas pelos homens. o corpo da mulher não é naturalmente mais bonito que o do homem. não acredito nisso. e se pensarmos um bocadinho, chegamos à antiguidade grega e vemos que havia o culto do corpo do homem. Era considerado belo, perfeito, etc. pelas suas formas. Tem a ver com uma questão social e cultural. Agora chegamos a um extremos ainda maior do que na antiguidade grega. Mas enfim, é esta sociedade que quer que as mulheres sejam bonecas sexuais. Quando digo sociedade, digo homens e mulheres. diz-me, há mais prostitutas ou prostitutos (nem sei se este termo existe assim correctamente)? violam mais as mulheres ou os homens? porque achas que as tais mulheres se mostram tanto na tv? não te parece que é por terem necessidade de o fazer perante a sociedade para receberem uma espécie de reconhecimento? e não te parece que isso constitui um mau exemplo para as mais jovens, principalmente falando em questões de perturbações alimentares? não se trata de preconceito nem se complexos. Trata-se de perceber que há uma discriminação clara nesse sentido. não sei quanto às outras, mas eu não quero tornar os homens um brinquedo sexual. Quero deixar de ver mulheres a serem usadas como bonecas sexuais, quero deixar de ser assediada por trolhas, por exemplo, ou por velhos. há pequenas coisas que irias notar mais se fosses mulher.

    sobre os SOAD, revolta-me a ideia de que tudo se tem de passar em lisboa. Já perdi concertos fabulosos por serem em lisboa. e vocês ainda reclamam que vir ao porto é fazer muitos km. Há pessoas e fãs de system of a down fora de lisboa! :o

    ResponderEliminar
  4. Eu já os vi ao vivo, já foi há muita tempo, mas lembro-me que foi assim um bocado pesado!

    ResponderEliminar
  5. Não sei onde queres chegar com isso. Imagina que pode haver muita lésbica a se deliciar com a Rihanna ou com a Beyonce, pode haver. Não acredito que elas sejam comandadas por homens. Porque seria? Elas são famosas e ricas, porque precisariam disso? Isso da Grécia Antiga é polémico e já ouvi várias teorias e como não sei qual a mais verdadeira daí que não vou tecer nenhum comentário acerca disso. De haver mais prostitutas que prostitutas nao te esuqeças que muitas querem é dinheiro fácil, muita gente tem a ideia da prostituta como aquela que está na esquina á gosma, mas basta abrires o correio da manhã e são páginas que nunca mais acabam, em apartamentos, spas, centors de massagens. Só luxo. Será que elas estao láobrigadas, ou não querem ir para rua trabalhar um mes inteiro para ganhar 600 euros? Tens de ver as coisas peos dois lados. Vai dai que eu defendo a legalização dessa actividade e por essa gente a contribuir para as finanças do país, porque essas é que riam de quem desconta.
    Acredito que seja chato seres assediada por trolhas e velhos mas deixa-me por a questão do outor lado. imagina que era um jogador de futebol ou um rico empresário, etc? Acredito que 9 em cada 10 mulheres iriam usar outro termo que não "assédio" para descrever a abordagem. Muita gente confunde assédio simplesmente porque quem apela não é quem essa pessoa quer, daí o incómodo ou a revolta. Mas concordo no geral que deve ser bem chato.

    Quanto a concertos ai nunca fui, até porque quase todos os que vão ai, também vêm cá, antes ou depois, mas ano passado por exemplo tive bilhete para esse festival e só não fui porque coincidiu com umas férias q fiz no leste da Europa (antigos países comunistas felizmente libertados) dai nao fui, mas se conseguir bilhete de borla vou este ano. Podes julgar q nao mas gosto muito dessa terra.

    ResponderEliminar
  6. Martini, foca-te! não estou a falar de comunismo nem das "coitadinhas" das prostitutas. estou a dizer-te que sim! a mulher é olhada como uma boneca sexual e dei-te exemplos.

    Pode e com certeza há "muita lésbica a se deliciar com a Rihanna ou com a Beyonce" mas esse não é o público-alvo. A maioria das pessoas não é homossexual, como se sabe. por tanto, esse tipo de coisas é dirigido aos homens.

    "Não acredito que elas sejam comandadas por homens. Porque seria? Elas são famosas e ricas, porque precisariam disso?" Tipo, para continuarem a ser famosas e ricas?! conheces a emilie autumn? se não conheces é normal, pouco tempo depois de se ter associado a uns produtores, eles quiseram mudar completamente a música e o visual dela. Vai daí, tornou-se produtora dela própria. Para não ter de fazer o que as outras fazem. Elas não chegam onde estão sozinhas. é o capitalismo na música. o que vende é o que é massificado. e para vender, têm de fazer o que fazem. e isto não é um problema só dos homens. é da sociedade. Mesmo as mulheres que não sejam homossexuais, admiram aquelas mulheres semi-nuas a abanar-se e a roçar-se contra os homens com ar de poderosos excitados.

    não haveria prostitutas se não houvesse "consumidores", certo? se há muitas prostitutas, há muitos "consumidores", maioritariamente homens. era aqui que queria chegar. simples.

    sinceramente, assédio é assédio vindo de um homem com mau aspecto ou de um limpinho engravatado com ar de rico. Enoja-me simplesmente que eles pensem que é com um assobio, um beijinho no ar, um olhar esfomeado ou coisas piores que conquistam uma mulher. como se fosse assim tão fácil. eu não ando para aí a fazer essas figuras, nem as mulheres em geral (mas isso já outra questão que demora mt a desenvolver) o fazem. Quando quero e se quiser conhecer algum rapaz que me chame a atenção vou falar com ele. não me ponho a gritar "oh jóia, anda cá ao ourives!". enfim... a mulher, tal como o homem, deve ser olhada e tratada com respeito. não somos nenhumas modelos a desfilar na rua.

    Mas não penses que acredito que os homens são todos assim e que as mulheres são todas umas santinhas. sei bem que há muitas que gostam. Por isso, sou também muito dura com as mulheres.

    "Quanto a concertos ai nunca fui, até porque quase todos os que vão ai, também vêm cá" Precisamente! passasse tudo aí. e são muito poucos os que vêm cá.

    não sei porque não haverias de gostar! é uma cidade bem bonita e não há sotaque por todos os lados como constantemente nos fazem crer os nossos tão queridos órgãos de comunicação social.

    ResponderEliminar
  7. Isto era uma conversa que dava pano para mangas...

    Tocaste em vários assuntos importantes dos quais;
    - mulheres semi-nuas na tv: vende imenso e como dizes bem, é mais um mal do capitalismo, que tal como tu, também defendo a sua extinção de forma a extinguir outros apêndices que vivem agarrados a ele.
    - Prostituição. É a mais antiga profissão do mundo e nunca foi tributada. Uma vergonha, no entanto só uma coisa mudou com os tempos, as motivações de consumo. se antigamente era devido à cultura católica, hoje é pelo excesso de dinheiro. Conheço casos de conhecidos que gastam imenso dinheiro nessas "massagistas" só porque tem muito dinheiro e com isso podem ter as que quiserem. Funciona quase como um bem material, ao genero do que o berlusconi faz em Itália. A questão é que tb nao se as vê a reclamarem nas noticias.

    Ri-me imenso com esse piropo, apesar de já ter ouvido outros bem piores e secos, dirigidos a outras pessoas obviamente. Eu nao sou de piropos. Acho que nunca fui, nao tem haver com a minha personalidade. É preciso ter um bocado de lata para esses ridiculos e a minha lata uso-a para ouras coisas.

    Mas nao finalizaste bem, "não há sotaque por todos os lados como constantemente nos fazem crer os nossos tão queridos órgãos de comunicação social." Porque razão nao haveria de haver sotaque? Sotaque é riqueza cultural e até gosto do sotaque tripeiro, especialmente o das mulheres :)

    Já agora também critico o sotaque daqueles dois "homens da Luta" porque não é o sotaque típico de Lisboa e pode enganar muito bo gente,é sim o sotaque "mitra da Amadora" usado pela chungaria de lx.

    Ps: vou ver quem é essa cantora.

    ResponderEliminar
  8. não tenho nada contra sotaques. claro que é riqueza cultural. Mas a diversidade também é riqueza cultural. E isso é algo que não é mostrado. os media parece que só acreditam que a pessoa é do porto se tiver aquele sotaque muito fuorte como o pinto-da-cuosta-carago! Dito por quem anda diariamente no porto, é muito raro ouvir pessoas a falar assinhe. Por isso fico muito revoltada quando vejo os maneis luis gouchas deste mundo a delirar com sotaque do porto, sendo que ele próprio viveu muitos anos aqui. entre o sotaque e os "prontos" que levam um minuto de antena, as pessoas ficam a pensar: "oh, coitadinho.. deixa lá, é do porto". enfim... não está correcto. Não é problema nenhum haver sotaque. A questão é que ele não há em todo o lado e os media passam a ideia errada as outras pessoas.

    "A questão é que tb nao se as vê a reclamarem nas noticias." Claro que não se as vê a reclamar. Não podem. a "profissão" delas é ilegal! xD iam dizer o que? que não têm condições de trabalho? lol

    " sotaque "mitra da Amadora" usado pela chungaria de lx." Estas expressões já me ultrapassam. Não faço ideia o que significa! Mas imagino que sejam os parolos. As personagens deles são parolas. Está coerente. de qualquer forma, a ideia que tenho do sotaque de lisboa é um cascais muito suavizado.

    ResponderEliminar
  9. Há pessoas como eu claro são é poucas xD. A minoria que pensa como eu fica ainda mais reduzida pelo facto das pessoas quererem calar a boca em vez de dizer as verdades.

    ResponderEliminar
  10. Se repararmos bem, se não fosse graças as pessoas que há séculos falaram e acabaram a arder numa fogueira, não estaríamos aqui. É injusto a sociedade repreender as pessoas que tem amor pela sua liberdade de expressão, eu sou repreendida constantemente com os típicos "És uma adolescente revoltada isso passa-te". Eu sei que tenho 15 anos, eu sei que tenho as hormonas aos saltos mas também sei que tenho cérebro xD

    ResponderEliminar
  11. « Acredito que seja chato seres assediada por trolhas e velhos mas deixa-me por a questão do outor lado. imagina que era um jogador de futebol ou um rico empresário, etc? Acredito que 9 em cada 10 mulheres iriam usar outro termo que não "assédio" para descrever a abordagem. Muita gente confunde assédio simplesmente porque quem apela não é quem essa pessoa quer, daí o incómodo ou a revolta. Mas concordo no geral que deve ser bem chato. »
    Queria só dizer ao Martini que, não, a coisa não muda se vier de um rapazinho giro ( sim, que para mim empresários ou jogadores de futebol são velhos, god!But I´m just a girl. ). Quase diariamente ouço bocas foleiras de homens com idade para serem maus pais ou avós e estou numa fase em que me vai saltar a tampa um dia destes e vou mandar com a mala no focinho de alguém, para falar portuguêse. E vai doer. E eu não tenho ar de mulher, longe disso, pareço até bem mais nova do que sou, o que torna a coisa mais preocupante, e não ando por aí de mini-saia e tacão alto a abanar o traseiro.Agora imagina se andasse. E mesmo que andasse, tenho o direito de andar na rua como bem me apetece sem ser incomodada. Já desisti de usar certas coisas que gosto ( que não eram NADA provocantes ) só porque já não estava para ouvir bocas. É enjoativo. As mulheres não fazem isso aos homens, simplesmente. Por isso, como não sabem o que é ser incomodado, acham que lhes fica muito bem aquela figura. E não fica, fazem-me lembrar logo pedófilos.E se calhar são essas pessoas que ficam muito chocadas quando se fala no Carlos Cruz. E podes dizer que não tem comparação, mas o que nós sentimos é a mesma invasão.

    Pesquisa Emilie Autumn, fazes bem. Todo o site foi construído por ela, o design dos CD's a mesma coisa, toda a imagem dela e o show que apresenta foi « confeccionado » por ela. É ela que vemos, não uma empresa.

    ResponderEliminar
  12. Podem sempre ter mais experiência de vida mas isso não os torna mais ou menos inteligentes.

    ResponderEliminar
  13. Lol.. Adorei essa alusão aquele pandula do Goucha. Não o curto nada para alem desses apartes sobre sotaques e terras, ridiculo ele, a sua figura apalhaçada e quem o vê também.
    Noto muito essas discriminações e sou contra algumas delas, outras abstenho-me porque tenho a minha opnião, mas faço tua a minha opinião sobre isso. Todos os sotaques sao belos e não merecem comentários ao género daquela parvalhona da Maria Rueff que tb gosta de gozar com todos

    Não acredito que desconheças os termos mitra e chungoso! São sinónimos, normalmente para falar de gente que não consegue ter uma conversa de jeito, gente básica, gente deselegante na forma de abordar os outros, aldrabões, etc.

    Luna: Dou-te alguma razão na crítica, mas ainda és muito nova para perceber que os homens viam as coisas de maneira diferente das mulheres, nós somos muito mais sensíveis ao visual, ao gráfico, é isso :)

    Agora a parte das bocas é que é realmente foleiro, juro que não sou desses. Agora também é certo que muito boa moça tb adora aparecer e ouvir piropos, tenho uma vizinha dessas, que nem olha quando algum faz comentários ao seu avantajado par, mas depois já a certa distância desata a a rir. Lembra-me quando andava no secundário, passava com dois amigos meus, e à nossa frente passam três colegas gajas assim de gancho (muito tipico nessas idades) e um deles logo dizia "a mais bonita é a de tènis laranja" elas nem olhavam para nós, mas quando nos virávamos notavamos elas a olhar muito sorrateiramente para o calçado umas das outras como que a ver qual é a que tinha ténis laranja, quando na realidade nenhuma delas os tinha, e aquilo servia apenas para brincar com elas. Eram umas parvinhas, tal como nós eramos também e nesses contextos nem acho que era deselegante lhes dizermos coisas dessas. Agora sei que quando é por gente fora da escola e especialmente com o dobro da idade é lamentável.

    Já vi uns videos da Emily no youtube. Desconhecia mas até gostei daquela teatrealidade, apesar de a nivel musical (excesso de gritos e outros ruidos) o espetaculo valer mais a nivel de coreografia e teatro que a nivel musical.

    ResponderEliminar
  14. Boneca: Visita este blogue
    http://veradextra.blogspot.com/

    Lê o post de hoje sobre a propaganda anti-comunista na América dos anos 50 e 60. Não é uma provocação é só para saberes mais sobre a questão, porque sei que tens interesse :)

    ResponderEliminar
  15. Lol... eu em geral até gosto do Manuel Luis e da Rueff (mais até do que dele). Só não gosto que passem estas ideias erradas das pessoas do porto, como se fossemos uns atrasadinhos culturalmente. Noto muito complexo de superioridade dos lisboetas em relação aos do porto e isso incomoda-me profundamente. Até porque se torna "contagiante" digamos assim.. Já dizia a minha avó que "é melhor ter graça do que cair em graça".

    Claro que não gonheço xD também não conheces os termos guna, azeiteiro (da forma que é usado aqui), etc... também são questões culturais.

    A Luna Karenine tem a minha idade e isto: "nós somos muito mais sensíveis ao visual, ao gráfico, é isso" é um mito... -.- as raparigas também reparam. Reparam tanto como os rapazes.

    ResponderEliminar
  16. Bem eu pensei que ela era a de 15 anos que comentou antes, dai falar assim. Foi engano meu.

    Eu entendo bem o teu sentimentos e isso também me revolta, se pegarem por coisas tão irrisórias como o sotaque. Eu apesar de ser natural de cá, já vivi em dois outros lugares bem distintos deste pais, para além dos meus pais não serem de cá. Da terra do meu pai ao Porto vãao apenas 40 km dai que por ter mirado la uns anos e parte da minha familia ser dessas bandas tenho a terra em grande estima, para além do FCP também (quer acredites quer não :) embora nao goste do q o Pinto da Costa diz, pois cria uma "guerra" estúpida entre o norte e o sul.

    Conheço o termo azeiteiro, que é um sinónimo de chungoso cá em baixo, agora guna... não me lembra nada :) Guna? lol

    ResponderEliminar
  17. eu tirava as aspas de "guerra" :p

    é difícil explicar, mas se bem me lembro guna é igual ao que me parece ser o conceito de azeiteiro aí, roupa larga, meias por cima das calças xD boné de lado e muita erva. Aqui azeiteiro é diferente é um parolo com a mania que tem estilo e com o cabelo cheio de gel.

    ResponderEliminar
  18. Eu não tenho a tua idade, tenho menos um ano :p
    Nós reparamos no « gráfico » mas sinceramente, eu vou mais pela cara. Mas isso sou eu, angelicalidade em pessoa.

    ResponderEliminar
  19. Ah, um dia a Emilie vai ser uma lenda da música e eu vou-me tornar aquela pessoa visionária que percebeu que ela é uma « génia » e que canta cá de dentro <3 *.*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Diz que sim, que é uma doença grave. O bolo de chocolate não.

volta e meia leio algures a ideia de que as pessoas mais inteligentes são mais infelizes. Criam-se gráficos e coisas e merdas em tom humorístico que sugerem que o melhor mesmo é ser burro e feliz. Confesso que por vezes queria ser mesmo burra, sem preocupações sociais, políticas, ecológicas, éticas, e um monte de fififis que me enervam diariamente. Não sei... não sei o que é melhor. às vezes penso que os pais não deviam ficar felizes quando por alguma eventualidade é diagnosticado à criança um grau de inteligência ligeiramente ou muito superior. É UMA DOENÇA GRAVE. Essa notícia diz em letras pequeninas em baixo "inteligência pode causar efeitos secundários graves (verificados em 100% dos casos registados) como disfunção social, exclusão e auto-exclusão, humilhação pública, incompreensão generalizada, incapacidade para socializar, descrença nos outros, inadaptação existencial, alergia fatal a pessoas, conversas monologais, suicídio incompreendido, entre outros". Mas desde quan

Presságio

Houve um tempo em que havia mais do que tempo. Não sei nomear o que nos escorregou das mãos. Por entre os dedos do amor, a areia humedecida da ampulheta secou. Se fosse de outra forma, não seria o tempo. A manhã às vezes traz-nos a lua de olhar aguçado.  Gostava de te beijar as entranhas, de saber do que és feita,  aí dentro, dentro das artérias do coração Gostava de te ouvir cantar quando a luz apaga e ninguém consegue comprovar que também és humana. Era em ti que eu viria a adormecer, a beijar a tua alma. Não podemos ser todos iguais, mas podemos abrir janelas nas paredes, podemos abrir rios nos trilhos das florestas, podemos amar quem nunca foi amado. Vinho tinto, sempre o vinho tinto a lembrar-me  que a volúpia faz parte da vida, como o Porto faz parte da alma. O espirituoso está na capacidade de tirar os pés da terra, sem nunca arrastar os dedos inferiores. O corpo humano foi feito para ficar de pé, com os pés na terra, a empurrar para cima, com os olhos no Todo. Podíamos ter sido

Corpo controlado, mente descontrolada.

Olhei para ti ao longe, naquele entardecer outonal. Quis beijar-te quando me sorriste de alegria. Engordas-me as pupilas. Enterneces-me, digo. Procuro em mim a resolução para esta dificuldade de expressão como se aquela música portuguesa falasse finalmente para mim. Queria fazer-te ouvi-la. Queria que a conhecesses, que a pudesses entender sem que eu a traduzisse. Queria abraçar-te docemente na embriaguez da atracção, na profundidade dos nossos desejos. E ainda uma incerteza de completude a excitar-nos a paixão. Olhar-te pela manhã leva-me a soltar a imaginação. Consegues ver-me na tua? Mas o teu pescoço... Esse íman que magnetiza a minha mente. Já nem sei acalmar o fluxo dos meus nervos. O sangue circula freneticamente. E mais do que fluído, meu amor, é mesmo sem controlo. Como permaneço eu sob controlo, então? Respeito-te. O respeito e a admiração que te tenho controla-me o descontrolo. Corpo controlado, mente descontrolada. Quem me dera a mim saber-te mais. Resta-me aguardar pel