Avançar para o conteúdo principal

Filmes que me marcaram # 04 # Alice no País das Maravilhas

Título Original: Alice in Wonderland
Lançamento: 1951
Direcção: Clyde Geronimi, Wilfred Jackson, Hamilton Luske
Actores (1975): Therezinha (Alice), ? (Coelho Branco), Otávio França (Chapeleiro Louco), José Vasconcelos (Gato), Sara Nobre (Rainha de Copas)
Duração: 90 min
Gênero: Animação
País: Estados Unidos


Sinopse: Após seguir um coelho de colete e relógio, Alice embarca em uma aventura por um mágico mundo cheio de figuras inusitadas. Tentando encontrar o coelho, acaba conhecendo diversos personagens marcantes e se envolve em grandes confusões.





Porque é que me marcou?

A Alice era e continuo a ser eu. Sou aquela curiosa que sempre passou mais tempo com a imaginação do que com a realidade, sou aquela que via coisas maravilhosas que mais ninguém via e que me afastavam da crueldade do que me rodeava fisicamente, exteriormente. Constantemente distraída de tudo o resto, no meu interior tudo podia acontecer e só eu é que tinha acesso ao meu próprio país das maravilhas. 

Este é provavelmente o filme que mais vezes vi. Mas este mundo de Alice, afinal de contas, aproxima-se muito da realidade. Onde há os superiores que se aproveitam da fragilidade dos inferiores, os grupos que só querem saber deles próprios e não percebem que há alguém de fora a precisar de ajuda, os oportunistas, os egoístas, os que empurram os outros para assumir as culpas ou para fazer as tarefas difíceis e que não querem fazer, as flores mais bonitas mas egocentricas e crueis com quem não é uma flor bonita, excluíndo-a e gozando com ela.

é um filme que reflecte a pressa de crescer e de "ser alguém" e de como isso leva, nos outros, a uma tentatica de esteriotipização dado que a definição de uma pessoa pelo seu nome ou "espécie" (humana) é insuficiente aos olhos deles e gera medo pelo que não conhecem; os múltiplos caminhos que só nós podemos escolher e os conselhos que a curiosidade não deixa seguir; os labirintos que é necessário percorrer para chegar até às pessoas importantes e que são alguém - superiores, e o medo dos seus submissos que obedecem sem questionar a todos os caprichos e vontades;  e os labirintos que são precisos correr para escapar a esse poder.

Um feliz não aniversário ou desaniversário para todos vocês! :)


O Trailer:

O FILME (em 8 partes no youtube):


Esta animação da Disney (supervisionada ainda pelo próprio Disney) foi baseada no conto "Alice in Wonderland" de Lewis Carroll e pormenorizado com elementos da obra "Through the Looking-Glass" (que é uma continuação da primeira) do mesmo autor. Em 2010, Tim Burton também nos Estúdios da Disneyfez uma espécie de continuação da história de Alice.

Esta revisitação por Tim Burton conta com os actores Mia Wasikowska (Alice), Johnny Depp (Chapeleiro Louco), Helena Bonham Carter (Rainha Vermelha), Anne Hathaway (Rainha Branca) - para citar apenas alguns - e tem a seguinte sinopse:

Alice, agora aos 19 anos, está em uma festa da nobreza em Oxford, onde vive, até que descobre que está prestes a ser pedida em casamento. Desesperada, ela foge seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou quando tinha seis anos mas não se lembrava mais. Lá ela é novamente saudada pelo Coelho Branco, o Ratão, o Dodo, os gêmeos Tweedledee e Tweedledum e várias flores falantes. Eles discutem sobre a sua identidade como "a verdadeira Alice"..

O Trailer da Revisitação de Tim Burton:




Sobre este último foi feito o album Almost Alice com cantores e bandadas convidados pelo Tim Burton e inspirados pelos Alice in Wonderland (coloco os vídeos do que têm videoclip oficial):

1. Avril Lavigne - Alice
2. The All-American Rejects - The Poison
3. Owl City - The Technicolor Phase
4. Shinedown - Her Name is Alice
5. All Time Low - Paiting Flowers
6. Metro Station - Where's My Angel
7. Tokio Hotel e Kerli - Strange

8. 3OH!3 featuring Neon Hitch - Follow Me Down
9. Robert Smith - Very Good Advice
10. Mark Hoppus with Pete Wentz - In Transit
11. Plain White T's - Welcome to Mystery
12. Kerli - Tea Party
13. Franz Ferdinand - The Lobster Quadrille
14. Motion City Soundtrack  - Always Running Out of Time
15. Wolfmother - Fell Down a Hole
16. Grace Potter and the Nocturnals - hite Rabbit

17. They Might Be Giants - You Are Old, Father William
18. Danny Elfman - Alice's Theme
19. Never Shout Never - Sea What We Seas
20. Family Force 5 - Topsy Turvy
21. Valora - Extreme

Kerli - Tea Party (Jason Nevins Radio Remix)

Comentários

  1. LINDO :D Uma das melhores histórias de sempre!

    ResponderEliminar
  2. Ohh que comment tão querido xD

    Até os créditos do início são bonitos de ver. Eu também me identifico muito com a Alice, afinal também tenho um novo blog chamado Almost Alice xD
    Apesar das criações do Disney serem legendárias gosto mais das do Burton.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Diz que sim, que é uma doença grave. O bolo de chocolate não.

volta e meia leio algures a ideia de que as pessoas mais inteligentes são mais infelizes. Criam-se gráficos e coisas e merdas em tom humorístico que sugerem que o melhor mesmo é ser burro e feliz. Confesso que por vezes queria ser mesmo burra, sem preocupações sociais, políticas, ecológicas, éticas, e um monte de fififis que me enervam diariamente. Não sei... não sei o que é melhor. às vezes penso que os pais não deviam ficar felizes quando por alguma eventualidade é diagnosticado à criança um grau de inteligência ligeiramente ou muito superior. É UMA DOENÇA GRAVE. Essa notícia diz em letras pequeninas em baixo "inteligência pode causar efeitos secundários graves (verificados em 100% dos casos registados) como disfunção social, exclusão e auto-exclusão, humilhação pública, incompreensão generalizada, incapacidade para socializar, descrença nos outros, inadaptação existencial, alergia fatal a pessoas, conversas monologais, suicídio incompreendido, entre outros". Mas desde quan

Presságio

Houve um tempo em que havia mais do que tempo. Não sei nomear o que nos escorregou das mãos. Por entre os dedos do amor, a areia humedecida da ampulheta secou. Se fosse de outra forma, não seria o tempo. A manhã às vezes traz-nos a lua de olhar aguçado.  Gostava de te beijar as entranhas, de saber do que és feita,  aí dentro, dentro das artérias do coração Gostava de te ouvir cantar quando a luz apaga e ninguém consegue comprovar que também és humana. Era em ti que eu viria a adormecer, a beijar a tua alma. Não podemos ser todos iguais, mas podemos abrir janelas nas paredes, podemos abrir rios nos trilhos das florestas, podemos amar quem nunca foi amado. Vinho tinto, sempre o vinho tinto a lembrar-me  que a volúpia faz parte da vida, como o Porto faz parte da alma. O espirituoso está na capacidade de tirar os pés da terra, sem nunca arrastar os dedos inferiores. O corpo humano foi feito para ficar de pé, com os pés na terra, a empurrar para cima, com os olhos no Todo. Podíamos ter sido

Corpo controlado, mente descontrolada.

Olhei para ti ao longe, naquele entardecer outonal. Quis beijar-te quando me sorriste de alegria. Engordas-me as pupilas. Enterneces-me, digo. Procuro em mim a resolução para esta dificuldade de expressão como se aquela música portuguesa falasse finalmente para mim. Queria fazer-te ouvi-la. Queria que a conhecesses, que a pudesses entender sem que eu a traduzisse. Queria abraçar-te docemente na embriaguez da atracção, na profundidade dos nossos desejos. E ainda uma incerteza de completude a excitar-nos a paixão. Olhar-te pela manhã leva-me a soltar a imaginação. Consegues ver-me na tua? Mas o teu pescoço... Esse íman que magnetiza a minha mente. Já nem sei acalmar o fluxo dos meus nervos. O sangue circula freneticamente. E mais do que fluído, meu amor, é mesmo sem controlo. Como permaneço eu sob controlo, então? Respeito-te. O respeito e a admiração que te tenho controla-me o descontrolo. Corpo controlado, mente descontrolada. Quem me dera a mim saber-te mais. Resta-me aguardar pel