Após muito tempo de deliberação a pensar em qual o filme ideal para estrear os "Filmes que me marcaram", decidi optar pelo Corcunda de Notre Dame. Porquê? porque sim.
Título original: The Huntchback of Notre Dame
Lançamento: 1996 (EUA)
Direção: Gary Trousdale, Kirk Wise
Actores EUA: Tom Hulce ( Quasimodo ), Demi Moore ( Esmeralda ), Tony Jay ( Frollo ), Kevin Kline ( Febo ).
Actores da versão portuguesa: Rómulo Fragoso e Tó Cruz nas canções ( Quasimodo ), Isabel Ribas e Dora Fidalgo nas canções ( Esmeralda ), Mário Pereira e José de Oliveira Lopes nas canções ( Frollo ), Paulo B ( Febo ).
Duração: 91 min
Gênero: Animação
Sinopse: Em Paris, durante a Idade Média, vive Quasímodo (Tom Hulce), um corcunda que mora enclausurado desde a infância nos porões da catedral de Notre Dame. Até que, um dia, Quasímodo decide sair da escuridão em que vive e conhece Esmeralda (Demi Moore), uma bela cigana por quem se apaixona. Mas para conseguir concretizar seu amor Quasímodo terá antes que enfrentar o poderoso Claude Frollo (Tony Jay) e seu fiel ajudante Febo (Kevin Kline).
Porque é que me marcou?
Primeiro porque foi o primeiro filme da Disney que vi sem ser dobrado em português do Brasil e continua a ser, na minha perspectiva, uma das melhores dobragens em portugues de portugal. Depois, é uma grande reflexão sobre quem excluimos e sobre a nossa responsabilidade indvidual ao fazê-lo. A fazer-nos interrogar "Quem é o mostro e o homem, quem é?". banda sonora fabulosa e história diferente (leia-se, sem ser sobre príncipes e princesas). Mas marcou-me sobretudo pelo facto de na altura eu não ter ficado feliz com o final feliz. Tanto que, com os bonecos provavelmente saídos no McDonalds, me punha a imaginar o Quasimodo a dar porrada no Febo para poder ficar com a Esmeralda. É que mesmo sendo um filme diferente, o "feio" não fica com a miuda.
Podem vê-lo na íntegra em 8 partes no youtube:
claro, eu entendo, mas deixa sempre aquela curiosidade :)
ResponderEliminarResponde-me a esta questão existencial. porque odeias o Bono dos U2? :)
ResponderEliminarPrimeiro, enquanto vocalista dos U2, não presta. Não sabe cantar e desafina, além de ter uma voz horrível que me arrepia so de pensar. Depois, porque é um falso samaritano que está sempre a aparecer para as fotografias de solidariedade. Há muitas pessoas que só gostam dele por causa disso. ou que começaram a gostar dele por causa disso. e, como é óbvio, isso não passa de uma estratégia de marketing. Aliás, os U2 em si são a grande estratégia de marketing das últimas décadas.
ResponderEliminarEu por acaso também tenho uma ideia semelhante sobre a banda dele e a música deles. É mais do mesmo, só muda o videoclip, para além daquela figurinha-vedeta e aqueles óculos ridículos. Têm é uma grande máquina de marketing por trás. Quanto ás causas humanitárias mesmo que seja fachada já é alguma coisa mas parece forçado.
ResponderEliminarMau... onde é que tá a nossa discordância? :)
é um dos meus filmes favoritos da disney também!
ResponderEliminar