Avançar para o conteúdo principal

Filmes que me marcaram # 05 # Monólogos da Vagina



Título Original: The Vagine Monologues
Lançamento: 2002
Direcção: Eve Ensler
Actores: Eve Ensler, Steve C. Lawrence, Cathy Richardson.
Duração: 76 min
Gênero: Comédia / Documentário
País: Estados Unidos
(Indicação Etária: + 16)

Sinopse: Criado e interpretado por Eve Ensler, que debutou no off Broadway em 1996. Este controverso trabalho iniciou rapidamente uma onda nacional de boas críticas e continuou a percorrer a América do Norte e todo o mundo. Os Monólogos da Vagina captura a performance única de Eve Ensler e viaja para além dos palcos à medida que ela explora o ímpeto criativo por trás dos monólogos, e conduz uma série de novas e reveladoras entrevistas tão inspiradoras como aquelas que motivaram o trabalho original.

Porque é que me marcou?

Não sei muito bem o que dizer, além do óbvio... Mas terei de ir por aí. O Monólogos da Vagina fez-me perceber que algo está errado no mundo quando não podemos chamar a uma parte do nosso corpo o verdadeiro nome dela. Fez-me perceber o quão ridículo é dizermos "lá em baixo", "pombinha", "pipi", "cona", etc..., fez-me perceber como a maioria dos homens não sabe como lidar com uma vagina, não sabe como fazer a mulher sentir-se bem por ter uma vagina, além de lhe atribuir a única função de receber um pénis... Entre muitas outras coisas. É um filme feminista com um óptimo sentido de humor a eufemizar a provocação e verdadeiramente íntimo e público ao mesmo tempo.


Não encontrei um Trailer decente por isso aqui vai um excerto do filme:

Comentários

  1. xD nada disso, nós, enfermeiros, vemos mais pessoas a morrer cá fora do bloco do que lá dentro. Lá fora ainda temos o desgosto de passar mais tempo com eles e depois de eles morrerem nós termos que fazer a múmia, por isso não, não era por causa disso que não vou especializar-me em Médico Cirurgica, mas sim porque eu o que queria era puder operar e isso são os médicos, apesar de nós fazermos basicamente tudo o resto, que sim, é muito, mas que as pessoas não sabem :P

    Ainda bem que não sabes, mais vale manteres-te na ignorância. Porque talvez seja eu ou nem sei, mas devo ser eu que atraio confusão ou whatever. Vou acabar com tudo o que seja rede social qualquer dia x]

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por achares isso de nós *.* significa muito! :') Há enfermeiritos muito mauzinhos também, e cheira-me que vou passar por eles nos ensinos clinicos --"

    A sério?... Pheww, ainda bem que me percebes, ando desesperada que quero acabar com o twitter/tumblr e tudo e desaparecer de vez da internet, mas o blog é sagradinho, não vou acabar com ele. Quase ninguém sabe, por isso é que não há dramas por estes lados *.* e por isso é que posso escrever o que vem daqui de dentro bem para ali. :')
    Não apagues o teu, olha que dei-te um selo! Vê lá! :P eheh

    ResponderEliminar
  3. Quem me dera que o twitter também pudesse escolher e assim, punha logo de parte algumas criaturas não tão adoráveis da minha vida real. Mas pronto, isto tem de fazer parte da minha nova terapia, que diga-se de passagem, ainda não fiz nenhum progresso x]

    ResponderEliminar
  4. Deixei de fazer aos 15 anos. Era uma psiquiatra.
    Agora sou eu mesmo que estou a tentar ser forte e a mudar algumas coisas que sei que vão deixar-me ser ainda mais feliz. :')
    Obrigada por acreditares em mim *.*

    ResponderEliminar
  5. Bem me parecia que era uma peça de teatro e não um filme!Já esteve em cena recentemente em Portugal!
    Pelo excerto pareceu-me bastante interessante.

    ResponderEliminar
  6. LUNA, sim, começou por ser uma peça de teatro e o filme é sobre essa peça. Esteve em cena em Portugal, é verdade, na altura vi na TV, mas era com 3 actrizes portuguesas e nao com a criadora. Os textos devem ter sido todos adaptados. Ainda assim, tenho pena de nao ter ido ver :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Diz que sim, que é uma doença grave. O bolo de chocolate não.

volta e meia leio algures a ideia de que as pessoas mais inteligentes são mais infelizes. Criam-se gráficos e coisas e merdas em tom humorístico que sugerem que o melhor mesmo é ser burro e feliz. Confesso que por vezes queria ser mesmo burra, sem preocupações sociais, políticas, ecológicas, éticas, e um monte de fififis que me enervam diariamente. Não sei... não sei o que é melhor. às vezes penso que os pais não deviam ficar felizes quando por alguma eventualidade é diagnosticado à criança um grau de inteligência ligeiramente ou muito superior. É UMA DOENÇA GRAVE. Essa notícia diz em letras pequeninas em baixo "inteligência pode causar efeitos secundários graves (verificados em 100% dos casos registados) como disfunção social, exclusão e auto-exclusão, humilhação pública, incompreensão generalizada, incapacidade para socializar, descrença nos outros, inadaptação existencial, alergia fatal a pessoas, conversas monologais, suicídio incompreendido, entre outros". Mas desde quan

Presságio

Houve um tempo em que havia mais do que tempo. Não sei nomear o que nos escorregou das mãos. Por entre os dedos do amor, a areia humedecida da ampulheta secou. Se fosse de outra forma, não seria o tempo. A manhã às vezes traz-nos a lua de olhar aguçado.  Gostava de te beijar as entranhas, de saber do que és feita,  aí dentro, dentro das artérias do coração Gostava de te ouvir cantar quando a luz apaga e ninguém consegue comprovar que também és humana. Era em ti que eu viria a adormecer, a beijar a tua alma. Não podemos ser todos iguais, mas podemos abrir janelas nas paredes, podemos abrir rios nos trilhos das florestas, podemos amar quem nunca foi amado. Vinho tinto, sempre o vinho tinto a lembrar-me  que a volúpia faz parte da vida, como o Porto faz parte da alma. O espirituoso está na capacidade de tirar os pés da terra, sem nunca arrastar os dedos inferiores. O corpo humano foi feito para ficar de pé, com os pés na terra, a empurrar para cima, com os olhos no Todo. Podíamos ter sido

Corpo controlado, mente descontrolada.

Olhei para ti ao longe, naquele entardecer outonal. Quis beijar-te quando me sorriste de alegria. Engordas-me as pupilas. Enterneces-me, digo. Procuro em mim a resolução para esta dificuldade de expressão como se aquela música portuguesa falasse finalmente para mim. Queria fazer-te ouvi-la. Queria que a conhecesses, que a pudesses entender sem que eu a traduzisse. Queria abraçar-te docemente na embriaguez da atracção, na profundidade dos nossos desejos. E ainda uma incerteza de completude a excitar-nos a paixão. Olhar-te pela manhã leva-me a soltar a imaginação. Consegues ver-me na tua? Mas o teu pescoço... Esse íman que magnetiza a minha mente. Já nem sei acalmar o fluxo dos meus nervos. O sangue circula freneticamente. E mais do que fluído, meu amor, é mesmo sem controlo. Como permaneço eu sob controlo, então? Respeito-te. O respeito e a admiração que te tenho controla-me o descontrolo. Corpo controlado, mente descontrolada. Quem me dera a mim saber-te mais. Resta-me aguardar pel